Atual Distribuidora 

 

alta 1.png
ATUAL DISTRIBUIDORA INICIA OPERAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO COM APOIO DA ABGROUP 

 

 

A Atual Distribuidora iniciou sua operação em Janeiro de 2010, atuando com distribuição de produtos alimentícios secos, refrigerados e congelados, visando começar com estrutura física adequada, tecnologia, capacitação e processos adequados às melhores práticas de mercado, contratou as soluções “Otimização Logística” e “Apoio em Implementação de WMS” oferecidas pela ABGroup.
A ABGroup possui uma filosofia de trabalho objetiva e prática, onde um bom projeto se fundamenta em quatro pilares fundamentais, sendo eles: Recursos Humanos, Infraestrutura, Metodologia e Tecnologia da Informação (TI), a empresa Atual Distribuidora obteve excelentes resultados iniciando sua operação com apoio nessa da consultoria atuando nesses pilares.
Em Recursos Humanos, após implantação, a empresa iniciou com uma estrutura organizacional logística bem definida e integrada com os demais departamentos; descrição de cargos contemplando atividades, responsabilidades e perfil do funcionário;  treinamento e capacitação da área de logística, podendo assim, contar com equipe treinada e apta a seguir os processos de acordo com as melhores práticas do mercado.
No pilar de Infraestrutura, além de contar com equipamentos de movimentação e armazenagem (empilhadeira, paleteira) na quantidade dimensionada para sua realidade, a atual passou a ter 100% a mais de espaço para armazenagem de mercadorias, isso com investimentos somente em estrutura porta paletes. Através de um dimensionamento considerando peso e giro, todos os seus 300 SKUs (Stock Keeping Unit) foram endereçados no picking ou apanha, possibilitando uma armazenagem inteligente, total aproveitamento do aéreo e alta seletividade de seus produtos.
Já no pilar de metodologia a Atual Distribuidora obteve, com vários processos implementados que abrangeram principalmente a área de M&A (Movimentação e Armazenagem), tempo de formação de cargas de próximo ao benchmark de mercado (aproximadamente 03 paletes/homem/hora), conseguindo assim iniciar as atividades com excelente nível de serviço ao cliente, entregando a maiorias das cargas em 24 horas após retirada do pedido pela equipe de vendas, além de contar com um Centro de Distribuição 100% organizado.

 

O WMS (Warehouse Management System) é a ferramenta mais indicada para gerenciar as operações de armazenagem, já que busca maneiras de otimizar espaços e organizar o fluxo e a distribuição dos produtos. Essa solução de TI visa garantir a qualidade e a velocidade das informações, a fim de racionalizar e otimizar a logística de armazenagem.
 
Como a implementação desta ferramenta se torna inviável sem uma preparação do ambiente, justamente por exigir alterações significativas em infraestrutura, processos e pessoas (cultura), o pilar de Tecnologia da Informação necessitou de revisão de cadastros de produtos, principalmente de dados logísticos, usuários, veículos; validação de interfaces, bem como parametrizações com o sistema ERP existente no c1iente; definição de necessidades de hardwares e apoio na compra dos mesmos; acompanhamento de testes e treinamento das funcionalidades do sistema; treinamento dos processos operacionais (M&A) com as rotinas do WMS; acompanhamento "in loco" na virada do sistema; além do acompanhamento do pós virada objetivando sua estabilização.
Com esses resultados, nosso parceiro conseguiu um nível de prestação de serviço que proporciona crescimento de faturamento, que cresceu 48% em 5 meses de atividade, e isso com poucos investimentos em pessoas.
Ainda como resultado dos bons frutos gerados, a Atual Distribuidora está se tornando vitrine para fornecedores que necessitam de uma estrutura para produtos congelados e refrigerados em Pouso Alegre no sul de Minas, o que recentemente corroborou para estabelecer contrato com a Garoto, e ainda está incorporando 02 novas industrias em sua distribuição.
ABGroup Desenvolvimentos de Negócios

Lojão

Fasouto

 

lojão.png
Lojão Fasouto, um Case de Sucesso.

 

A Fasouto surgiu em 1982, na cidade de Aracaju/SE, com o nome de Transportadora Faria Souto Ltda, como parte dos empreendimentos do Grupo Raimundo Juliano. Ela funcionava como uma empresa de transporte de cargas que prestava serviço à Disberj - Distribuidora de Bebidas Raimudo Juliano. Em 1990 a Transportadora Faria Souto foi transformada na Fasouto Distribuidor.  Com o rápido desenvolvimento do negócio a Fasouto Distribuidor, a partir de 1998, começou a trabalhar com distribuição de produtos de diversas empresas para todo o Estado de Sergipe.
Mesmo sendo eleita a melhor Distribuidora Estadual nos anos de 2005 e 2006 pelo ranking da ABAD, Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores, a Fasouto Distribuidor na busca contínua da melhoria de sua performance tanto no âmbito operacional como na gestão corporativa e social, buscou alternativas imediatas de ampliar e otimizar suas operações.
A Fasouto Distribuidor contratou a empresa de consultoria de negócios ABGroup para realizar um diagnóstico logístico de sua operação, com o objetivo de identificar, desenvolver e implantar as soluções sugeridas.
O Projeto Fasouto Distribuidor foi desenvolvido em 15 meses, através do Diretor Regional Hésio Nunes e do Coordenador de Projetos Carlos Henrique, ambos da Filial ABGroup Bahia. Na etapa de Diagnóstico foi analisada a infraestrutura da logística, os processos, os recursos humanos envolvidos na operação e o sistema que dava suporte a mesma. O resultado desse Diagnóstico apontou a necessidade de construção de um novo CD, Centro de Distribuição, e uma grande oportunidade de negócio para empresa, a construção do Cash & Carry Fasouto.   
O Cash & Carry ou Atacadista de Auto-Serviço é um misto de atacado e varejo na mesma loja. Seu público alvo é os pequenos e médios varejistas e os transformadores (padarias, bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes) que se deslocam até o estabelecimento, efetuam sua compra e, eles mesmos, transportam até sua loja. Esse modelo não impede a venda para o consumidor final.
Os Atacadistas de Auto-Serviço oferecem um sortimento de mercadorias limitado a preços baixos para consumidores finais e pequenos negócios, além do design de loja de baixo custo. O modelo reduz os custos de manutenção de estoque trabalhando com um sortimento limitado de itens de venda rápida.
Uma das grandes vantagens de se comprar do atacado de auto-serviço é a capacidade de atender demandas por grandes volumes, possibilitando dessa forma o one stop shopping (compra e uma só parada).  
A ABGroup desenvolveu o layout do CD e Cash & Carry Fasouto levando em consideração as melhores práticas do mercado em relação à altura do pé direito, cobertura, piso de alta resistência, estruturas de armazenagem, equipamentos de movimentação horizontal e vertical, operação com boxes de recebimento e expedição e sala de operação.  Uma das grandes vantagens do layout desenvolvido é a possibilidade de unificação dos Estoques do Cash & Carry e do CD, ou seja, a utilização dos endereços aéreos das estruturas de armazenagem do Cash & Carry como endereços de “pulmão” do CD, otimizando dessa forma toda área de armazenagem disponibilizada.
A ABGroup realizou o acompanhamento técnico da obra e a aquisição dos equipamentos do CD e do Cash & Carry.  Desenvolveu os novos processos da Fasouto Distribuidor, otimizando dessa forma a operação, definiu a estrutura organizacional da logística e ministrou treinamentos para equipe operacional e gerencial do CD. A estruturação de sua logística fez com que a Fasouto Distribuidor mantivesse o título dado pela ABAD de melhor Distribuidora Estadual nos anos de 2007 e 2008.

 

 

Descrição: C:\Documents and Settings\Carlos Henrique\Desktop\Fotos artigo\DSC01388.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Srs. Carlos Henrique (Coordenador ABGroup), Juliano César F. Souto (Sócio Administrador) e Florival (Gerente Geral Fasouto)

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lojão Fasouto, nome dado a loja de auto-serviço (Cash & Carry) da empresa, ocupa uma área de 6.500 m², com capacidade para mais de mil pessoas em média. Possui 06 check-outs, sala de venda assistida e televendas, ampla área para estacionamento, área para congelados, frios e laticínios, salgados e uma adega totalmente climatizada, além de duas câmaras frigoríficas para armazenamento dos produtos frios e congelados.
 
Novo Centro de distribuição da Fasouto Distribuidor  Lojão Fasouto (Cash & Carry)
Segundo o Sr. Juliano César, Sócio Administrador da Fasouto Distribuidor, “com a implantação do novo Lojão houve um crescimento de 500% no ticket médio visto que antes da nova estrutura o Lojão vendia apenas o mix de produtos que Fasouto Distribuidor operava e atualmente o LOJÃO trabalha com exclusividade nas marcas das categorias em que a empresa é distribuidora e complementa o mix com as demais categorias, inclusive frios e congelados”.
Hoje o Lojão Fasouto opera com mais de 5.000 itens em diversos segmentos como Papelarias, Congelados, Bebidas, Higiene Pessoal, Cosméticos, PET, Utilidades e demais produtos e seus derivados.
O sucesso do Lojão Fasouto foi tão grande que hoje o seu faturamento corresponde a 25% do faturamento da empresa. O Sr. Juliano relatou também que “o faturamento da empresa cresce em torno de 20% ao ano sendo que desses, metade advém do Projeto LOJÃO”.

 

ABGroup Desenvolvimentos de Negócios