Super Varejista




Case de Sucesso: Super Varejista – Dimensionamento e Implantação de Novo Centro de Distribuição


Super Varejista


A Supervarejista é o resultado de um projeto que nasceu com a visão de fortalecer o pequeno e médio varejo da Grande BH, porém com o objetivo de ir bem além do que uma simples central de compras. Ela nasceu em Outubro de 2010 e iniciou sua operação comercial em Março de 2011, foi estruturada para prestar os serviços que diferenciam as lojas em sua zona de influência. Além disso, trabalha com foco em desenvolvimento e crescimento sustentável e possui um plano de execução dividido em três fases.

  • A primeira fase, que contemplou a implementação e lançamento da Rede, foi realizada no segundo semestre de 2011 com aplicação de grandes recursos financeiros.
  • A segunda fase, prevista para ser implementada neste ano de 2014, consiste na criação de uma estrutura centralizada, com implementação do seu CD (Centro de Distribuição) e também a centralização das políticas de recursos humanos, sistema de gestão e contabilidade.
  • A terceira fase contempla a abertura de lojas próprias e o objetivo a partir de 2016 é abrir uma loja própria por ano.

A rede possui mais de 40 lojas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte e também nas Cidades de Caeté, Conselheiro Lafaiete, Martinho Campos e Paraopeba, juntas, faturaram mais de R$ 430.000.000,00 (Quatrocentos e Trinta Milhões de Reais) no ano de 2013, possui mais de 1.700 colaboradores diretos e mais 280 checkouts.
Os números iniciais já comprovam a força da Rede, a união dos esforços, comprometimento e visão corporativa já colocam a Supervarejista como uma das principais redes de supermercados de Minas Gerais, com forte respeito junto a cadeia de distribuição.


Desafio


Para implementar o seu novo Centro de Distribuição, a Super Varejista firmou parceria com o ABGroup Desenvolvimento de Negócios em 2013, empresa especializada na cadeia de suprimentos, com expertise em negócios e estratégias, mercado e Canais de Distribuição, Cadeia de Abastecimento e Logística, e Tecnologia da Informação, para o planejamento e desenvolvimento da nova estrutura, a Super Varejista junto com o ABgroup desenvolveu a metodologia de desenvolvimento e execução do novo CD, contando com os quatro pilares básicos para o sucesso da operação, Recursos Humanos, Recursos Físicos, Tecnologia e Processos.


Equipe do Projeto


A Super Varejista em parceria com a ABGroup realizou o projeto em 3 etapas, tendo a duração de 5 meses. A estrutura de equipe do projeto na Super Varejista envolveu os seguintes colaboradores:
ABGroup:, Altamiro Borges (Diretor_Presidente) e Bruno Martins (Coordenador)
Super Varejista: Gilberto Assis Cardoso (Diretor Executivo) Newton (Gerente de Operações) e Roberth Silva (Supervisor de Logística)


Desenvolvimento do projeto


Baseado nos 04 pilares que sustentam a metodologia de projetos do ABGroup (Infraestrutura, Processos, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação), o Projeto de Dimensionamento e Implantação do Novo Centro de Distribuição foi desenvolvido em 03 etapas.
A primeira etapa foi o estudo para dimensionar a necessidade atual e futura para as operações do Centro de Distribuição, levando em consideração o volume e os tipos de mercadorias trabalhados na empresa.

Posteriormente, a equipe iniciou a busca pelo espaço e localização da melhor área da região metropolitana para implantação do Novo Centro de Distribuição, levando em consideração, a melhor localização para o abastecimento das 40 lojas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte e Interior, e a realização de análises para definição de layout para o novo armazém, identificando as melhores práticas em termos de recursos e equipamentos para sua operação.

Por último, o ABGroup ofereceu suporte na busca por fornecedores de equipamentos e com a definição de processos e estrutura organizacional da empresa.
Abaixo, estão descritas as principais adequações realizadas do durante o projeto:


  • Infraestrutura


No pilar de infraestrutura a equipe do projeto avaliou as principais práticas na movimentação e armazenagem de produtos, com diferenciação entre produtos paletizáveis e não paletizáveis; realizou orçamentos de equipamentos, como porta palete, empilhadeiras, paleteiras, niveladoras de doca, equipamentos de hardware e sistemas de gerenciamento de armazéns; forneceu subsídios á Super Varejista sobre melhores práticas na operação verticalizada e blocada, para dar inicio as atividades.


  • Recursos Humanos


Em Recursos Humanos, a consultoria desenvolveu o organograma da área de logística e realizou a descrição de todos os cargos operacionais no CD, alocando responsáveis em cada seção, e apoiando através de processos seletivos junto ao setor de Recursos Humanos da empresa a contratação dos colaboradores das áreas operacionais e logística.


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Além disso, o ABGroup apoiou na definição da estrutura organizacional da área de Logística, definindo as funções e responsabilidades da área. Apoio também na contratação do gestor responsável pela área, importante figura para equalizar e gerenciar a operação da empresa.



  • Metodologia


No pilar de metodologia, foi elaborado o macro fluxo dos processos de movimentação e armazenagem do armazém, divididos em Recebimento, Inventário e Expedição, além da elaboração de todos os manuais de processos de cada seção dentro da gerência de logística (Movimentação e Armazenagem, Planejamento e Controle de Estoque, Distribuição e Planejamento e Controle Logístico).
Os processos Logísticos também foram otimizados. A partir da definição e desenho de fluxograma dos macro processos, assim os líderes e gestores poderão adequar melhor suas atividades ás necessidades da empresa. O ABGroup elaborou manuais operacionais com intuito de subsidiar os atuais e novos colaboradores ás funções e responsabilidades de cada área na Logística.



  • Tecnologia da Informação


Quanto á Tecnologia da Informação, o ABGroup apoiou na definição da empresa responsável pelo (ERP) e (WMS) da Super Varejista, validando processos inerentes a áreas operacionais, tais como recebimento de mercadorias e alocações de produtos, endereçamento e posicionamento de estoque de terceiros por meio de BOX de Lojas ou Grade de lojas, assim como separação e expedição de mercadorias.


Resultados


Como resultados do trabalho, o Novo Centro de Distribuição conta com uma área de 1.600m2, com operação de armazenagem verticalizada, operação de frios e congelados, equipamentos de movimentação e armazenagem, tais como empilhadeiras elétricas, paleteiras, e estrutura Porta Pallets, docas para recebimento e expedição de carretas, trucks, 3/4 e veículos utilitários de carga, já na parte de infraestrutura, o novo CD tem layout e fluxos bem definidos visando benefícios na operação. Para o gerenciamento efetivo da operação e acuracidade de informações e processos logísticos o novo CD ainda vai contar com o sistema de gerenciamento de armazéns o WMS, que proporciona o melhor desempenho da operação, e ganhos em produtividade e agilidade na entrega do cliente final, na sua estrutura física o novo espaço conta ainda com uma área administrativa com mais de 150m2.


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Por fim, é importante ressaltar o ganho em termos de aumento da capacidade de expansão da empresa, com a centralização de estoques o melhor aproveitamento de pontos comerciais (lojas).