Comercial Alvorada



 

Dimensionamento e Implantação de Novo Centro de Distribuição: Comercial Alvorada


A Comercial Alvorada foi fundada em 1983, com a comercialização de chocolates no Núcleo Bandeirantes - DF. Com o passar dos anos a empresa aumentou seu mix e começou a comercializar embalagens e produtos descartáveis, os quais se tornaram, em 1986, o grande foco da empresa.


Em 2014, o Comercial Alvorada, em parceria com a ABGroup Desenvolvimento de Negócios, inaugurou seu novo Centro de Distribuição localizado no Polo JK. O ambiente comporta 10.000 m² de terreno, entre os quais há 6.000 m² construídos. O projeto do Polo JK teve como objetivo facilitar a expansão dos mercados nos Estados de Goiás, Minas Gerais e a intensificação desses no Distrito Federal, facilitando o acesso, a eficiência e eficácia dos serviços da empresa.


O Projeto


Visando melhorar sua operação logística e o atendimento aos clientes, o Comercial Alvorada, em 2013, iniciou o projeto para a construção dos seu novo Centro de Distribuição para realizar a junção e armazenagem dos 07 depósitos espalhados pela cidade.

Ao final do mês de Julho de 2013 o cenário estava distante do planejado. O projeto do CD havia sido planejado de forma que não atendia aos requisitos logísticos para a operação do Comercial Alvorada. Foi então que em Agosto de 2013 o Comercial Alvorada buscou auxílio do ABGroup, para o planejamento e desenvolvimento do novo CD no Plo JK em Brasília.


Escopo do Projeto


  • Dimensionamento do Novo Centro de Distribuição de acordo com a demanda, previsão de crescimento e cadastro logístico dos produtos;
  • Análise internas e externas do CD e das Áreas de Apoio;
  • Análise do fluxos de pessoas, equipamentos, produtos, veículos e da alocação das estruturas de M&A;
  • Levantamento dos investimentos logísticos para implantação do CD;
  • Acompanhamento da obra junto à construtora.

      

Baseado nos 04 pilares que sustentam a metodologia de projetos dos ABGroup (Infraestrutura, Processos, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação), o Projeto de Desenho / Dimensionamento e Implantação do no CD foi planejada em 04 etapas:


1) Planejamento do Projeto - Etapa na qual se definiu as atividades básicas para a execução do projeto, assim como as premissas, agentes envolvidos, cronograma e sumário executivo e foi realizado o entendimento da operação atual do Comercial Alvorada;

2) Análise de Viabilidade - Foi desenvolvido um estudo para a viabilidade da construção do novo CD no Polo JK, para um período de 10 anos, analisando Investimentos, Projetos e Execução da Obra assim como equipamentos;

3) Estudos de Cenários - Nesta etapa do Projeto, a equipe ABGroup desenvolveu estudos com diferentes cenários (layouts), visando garantir a logística do Comercial Alvorada, análises internas e externas do CD e das áreas de apoio;

4) Acompanhamento da Obra e Mudança para o novo CD -  Nesta etapa final, após definido o cenário ideal do novo CD, a ABGroup acompanhou toda a realização da obra do CD, garantindo a eficácia do modelo proposto assim como desenvolvendo ações a curto prazo para adequar a operação e proporcionar a mudança de estoque dos 07 depósitos existentes para o novo CD.


Infraestrutura


No pilar de infraestrutura a equipe do projeto avaliou e desenhou o Layout de acordo com as principais práticas na movimentação e armazenagem de produtos, sugerindo o cenário ideal para a nova Operação no Centro de Distribuição.

Figura 1: Estrutura Porta Paletes

Figura 2 : Portaria, estacionamentos e acesso, áreas de apoio


Recursos Humanos


Em Recursos Humanos, a consultoria desenvolveu o organograma da área de logística e realizou a descrição de todos os cargos operacionais no CD, alocando responsáveis em cada seção, e apoiando através de processos seletivos junto ao setor de Recursos Humanos da empresa a contratação dos colaboradores das áreas operacionais e logística.


Metodologia


No pilar de metodologia, foi elaborado o macro fluxo dos processos de movimentação e armazenagem do armazém, divididos em Recebimento, Inventário e Expedição, além da elaboração de todos os manuais de processos de cada seção dentro da gerência de logística (Movimentação e Armazenagem, Planejamento e Controle de Estoque, Distribuição e Planejamento e Controle Logístico).

Os processos Logísticos também foram otimizados. A partir da definição e desenho de fluxograma do macro processos, assim os líderes e gestores poderão adequar melhor suas atividades ás necessidades da empresa.


Tecnologia da Informação

               

Em Tecnologia da Informação o projeto definiu a necessidade de realizar troca do sistema (ERP) que a empresa Comercial Alvorada operava para a compra do (ERP) da PC Sistemas definiu-se as principais customizações a serem realizadas no sistema e realizou-se a troca com sucesso e sem problemas de integração de usuários.


Resultados

               

Como resultados do trabalho, o Novo Centro de Distribuição conta com uma área de 4.800m2, com operação de armazenagem verticalizada, equipamentos de movimentação e armazenagem, tais como empilhadeiras elétricas, paleteiras, e estrutura Porta Pallets, docas para recebimento e expedição de carretas, trucks, 3/4 e veículos utilitários de carga, já na parte de infraestrutura, o novo CD tem layout e fluxos bem definidos visando benefícios na operação.

Dimensionamento do Novo CD

Figura 3: Dimensionamento do Novo CD

Figura 4: Capacidade de Armazenagem



Por fim, é importante ressaltar o ganho em termos de aumento da capacidade de expansão da empresa, com a centralização de estoques no Centro de Distribuição.