Cepêra



Implantação do Novo CD e Sincronização do Roteiro de Vendas x Roteiro de Entregas. CEPÊRA



Cepêra


A Cepêra fundada em 1947, na cidade de São Paulo, a Cepêra, indústria que tinha como principal atividade o processamento de especiarias, iniciou sua reestruturação em 1968, quando sob nova direção, passou a se dedicar também a produção de conservas, molhos e condimentos.

No ano de 1975, a empresa adquiria um terreno onde foi construída a unidade fabril na cidade de Itaquaquecetuba, hoje se concentra apenas parte da unidade administrativa.

Em 1980, ocorreu a aquisição de uma pequena unidade fabril na cidade de Monte Alto, onde foi iniciada a produção de doces e atomatados. Atualmente a unidade concentra toda sua produção e também um Centro de Distribuição.


O Projeto


A Cepêra com o objetivo de melhorar sua infraestrutura logística e sua qualidade de entrega, procurou a consultoria ABGroup, com o objetivo de implantar em seu Novo Centro de Distribuição no Interior de São Paulo (Monte Alto) um melhor Layout e as melhores práticas de Logística Interna (Controle de Estoques, Faturamento e Processamento de Pedidos e Movimentação e Armazenagem).  Além disso, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de entrega em geral o OTIF (On Time In Full) – No tempo e completo, foram revisados todos os processos inerentes a transporte e a sincronização do roteiro de entrega com o roteiro de vendas.

O Layout do Novo CD foi desenhado de uma forma que coubessem mais posições em um CD já construído e objetivando as melhores práticas de logística (relação custo x benefício) para a operação em questão. São 2880 posições paletes, 06 docas com niveladoras, 02 empilhadeiras retráteis e 03 transpaletes elétricos.  Abaixo se pode ver a foto do CD com o seu layout.

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Para melhor acompanhamento e para o acontecimento dos Processos, foi desenhada a estrutura Organizacional e Implantado 100% dos Processos, segue abaixo o Modelo:

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Para a melhoria da qualidade de entrega e redução dos Custos de Transporte foi criado o setor de Customer Service, com o Objetivo de ser a ligação independente de Logística e a Área de Vendas e o cliente, considerando a cultura da empresa foi montado a seguinte Estrutura Organizacional para a CEPÊRA, tornando a área muito mais ativa e evitando possíveis dificuldades:

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Já na área de Transporte foram criados vários modelos de contratação de Transportes tais como: Contratação de Transferência com transportadora própria contratando apenas a Distribuição Projeto de 608 Dedicado (Agregado Exclusivo), Pagamento por KM para agregados e Pontos de Transbordo (02 em SP Capital, 01 no RJ e 01 em MG).


Definido os dias de saída de produto por estado (Interior e Capital), foi também implantado o projeto de atendimento na SP Capital em 24 horas, sendo um diferencial de atendimento no segmento.
Com todas as mudanças:
•    Processos;
•    Modelos de Atendimento;
•    Melhoria na Qualidade de Entrega.


Concluindo os ganhos com as mudanças foram:


•    Processos Implantados;
•    Modelos de Atendimento de Acordo com o Cliente;
•    Melhoria na Qualidade de Entrega;
•    Redução de Avarias e Devoluções;
•    Redução no prazo de entrega 2 dias a nível Brasil e 4 dias a nível SP Capital;
•    Redução de 25% do Custo de Transporte sob o Faturamento Líquido;
•    Aumento do Faturamento para SP interior e RJ.