São Roque Supermercados







ABGroup apoia a implantação de WMS com sucesso no Supermercados São Roque


No dia 06/05/13, iniciou-se a parceira entre a ABGroup e a Rede de Supermercados São Roque, os principais objetivos do Projeto eram a Implantação do WMS  da RMS e uma melhor gestão dos Processos Logísticos. Com isso foi elaborado o seguinte escopo/fases do Projeto:


1.  Desenvolvimento do Projeto;

2. Apoiar a Implantação do WMS RMS;

3. Rever Processos Logísticos;

4. Rever Estrutura Organizacional e Treinar Equipe;

5. Integração Logística/Comercial/ Produção/Lojas;

6. Implantação de Gestão Estratégica de Estoques;

7. Definir Estratégia de Abastecimento;

8. Implantar Entrega Assegurada na Loja.


A chave do sucesso para a implantação de WMS é o sincronismo de todas essas etapas do projeto, por exemplo, dificulta muito a implantação de WMS se não houver uma estrutura organizacional de logística que contemple Controle de Estoque, Faturamento e Processamento de Pedidos, Movimentação e Armazenagem, Mesa de Operação e Controle de Indicadores Logístico.

No início do projeto o foco maior foi na Revisão de Cadastro, por que ele interfere em todos os processos do WMS, desde a norma de paletização, definição de norma para ressuprimento, até definição de tamanho de paletes para separação. Com isso definiu-se a equipe do cadastro, enviou a solicitação de recadastro a todos fornecedores, ocorreu acompanhamento de recebimento de recadastro, revisão de processos de cadastramento de produtos, implantação do processo de revisão de cadastro no Recebimento e o principal que foi a inclusão da responsabilidade do cadastro com o PCE (Planejamento e Controle de Estoque). Foram revisados os cadastros inclusive dos produtos de Seleção Inversa.

Feita toda a revisão de cadastro, tinha-se todas as ferramentas para a revisão de layout, então foi realizado a revisão de 100% de todas as normas de paletização, revisão de endereços (capacidade X giro), revisão de endereço dos produtos facilitando a formação de paletes, considerando curva ABC e Grandeza, Miudeza e Leveza e a liberação de uma rua para fazer o processo de seleção inversa.

Feito a revisão de layout, foi revisto todos os processos logísticos a fim de adaptar o mais próximo possível os processos São Roque x RMS e com a ciência de todas as áreas foi revisto os processos de Agendamento, Recebimento Fiscal e físico, Movimentação, Armazenagem, Ressuprimento Preventivo e Corretivo, Separação, Carregamento e Inventário Geral e rotativo.

Revisto o processo vem a etapa principal a revisão de Organograma e treinamento da equipe, o Organograma conceitual de uma estrutura de Logística para o varejo está abaixo:

sao_roque_1.png

No processo de implantação e adaptação ao novo Organograma ocorreu a contratação do Supervisor de Logística, com o objetivo de controlar todas essas áreas ligadas a ele. Após o apoio a contratação (entrevistas), a ABGroup apoiou a integração do Supervisor de Logística com o restante da equipe e da Operação.

A ABGroup também auxiliou a operação do Supermercados São Roque na definição do pré-cronograma de virada, definindo os seguintes pontos:


  1. Antecipação de Pedidos Loja;
  2. Antecipação do Recebimento dos Fornecedores;
  3. Realização de Testes Unitários;
  4. Realização de Testes Integrados;
  5. Organização depósito Pré-Inventário;
  6. Envio de 100% dos Produtos de Seleção Inversa;
  7. Realização de Inventário;
  8. Ajustes de divergência;
  9. Stress teste/ Go-live.


Com todo esse planejamento, a Operação foi inicializada com o WMS. No início a Operação teve um pouco de dificuldades, porém não deixou de expedir e nem de receber e com 01 semana de virada a operação estava estabilizada.

Após implantação com 03 semanas de Operação, a Logística do Supermercados São Roque que tinha uma capacidade de enviar 08 lojas/dia já estava tendo uma expedição de 10 lojas/dia, além de um maior controle das atividades e uma maior acuracidade de estoque.

Os Supermercados São Roque é mais uma implantação de sucesso da ABGroup que não é apenas especialista em implantação em um fornecedor de WMS e sim do WMS como um todo, principalmente pela sua visão de se trabalhar 04 pilares para se realizar um projeto: Metodologia(Processos), Recursos Humanos, Recursos Físicos e Sistemas.

SAO_ROQUE.png